FIB

Publicação anual de Ciências da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)
Você não está logado no momento. Efetue login ao lado (Clique aqui para criar uma nova conta)

Normas para publicações

1 ORIENTAÇÕES GERAIS

As referências devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que elas forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identifique as referências no texto, tabelas e legendas de figuras com algarismos arábicos entre parênteses. As referências citadas somente nas tabelas ou em legendas devem ser numeradas de acordo com a sequência estabelecida pela primeira identificação no texto daquela tabela em particular. Evite utilizar resumos como referências. As referências a artigos aceitos e ainda não publicados devem ser feitas na forma “no prelo” ou “prestes a ser publicado”; os autores devem obter permissão escrita para citar tais artigos assim como verificar que eles foram aceitos para publicação. Informações de manuscritos apresentados e ainda não aceitos devem ser citados nos texto sob a forma “observações não publicadas” com autorização da fonte.

Evite citar uma “comunicação pessoal”, a menos que ela forneça informação essencial não disponível a partir de uma fonte pública. Neste caso o nome da pessoa e a data da comunicação devem ser citadas em parênteses no texto. Para artigos científicos, os autores devem obter permissão escrita e a confirmação de exatidão da fonte de uma comunicação pessoal.

As referências devem ser verificadas pelo(s) autor(es) em comparação com os documentos originais.

E importante destacar que o autor, ao fazer as referências, leve em conta o idioma em que seu texto está escrito. Portanto se utilizar o Estilo de Vancouver para uma publicação em inglês, o autor deve traduzir as expressões encontradas aqui em português para o inglês.

 

2 CITAÇÃO DE AUTORES NO TEXTO

2.1 Sistema numérico

O sistema numérico de citação de autores no texto é o sistema proposto pelas normas de as referências deverão ser citadas por ordem de aparecimento no texto, em algarismo arábico, sem parênteses em expoente (sobrescrito) ou entre parênteses em expoente. Uma única forma deve ser adotada e seguida em todo o documento. Cada referência receberá um único número e esta poderá ser citada várias vezes, sempre com o mesmo número.

Exemplos:

 O índice de mortalidade infantil vem decrescendo nos últimos anos.¹

 O índice de mortalidade infantil vem decrescendo nos últimos anos. (1)

 

2.2 Ocorrência de mais de uma citação na mesma feap/parágrafo

E mais comum citá-los no final do parágrafo.

Exemplos:

 A mortalidade infantil vem decrescendo nos últimos anos em vários países.¹’ ³

 A mortalidade infantil vem decrescendo nos últimos anos em vários países. (1,3)

 

2.3 Quando o autor fizer parte da frase

O(s) autor(e)s citado(s) podem também fazer parte da frase.

Exemplos:

 Documentos escritos por um autor:

 Segundo Oliveira¹

 Documentos escritos por dois autores:

 Segundo Oliveira, Matos¹

 Documentos escritos por mais de 6 autores:

 Segundo Oliveira et al.¹

 

2.4 Formas de citações

São três as formas de citações no texto: citações diretas, citações indiretas e citações de citações.

 2.4.1 Citação direta

E a utilização literal (cópia) de parte(s) do texto do autor consultado. Usar [...] quando houver omissão de parte(s) da cópia do texto. Usar [ ] para indicar acréscimos ou comentários.

O texto citado deverá ser apresentado entre aspas.

Exemplos:

 “A inclusão da psiquiatria na chamada medicina baseada em evidências foi recente, ao contrário das outras áreas médicas” ¹

 ou

 “A inclusão da psiquiatria na chamada medicina baseada em evidências foi recente, ao contrário das outras áreas médicas” (1)

 Segundo Versiani¹ “A inclusão da psiquiatria na chamada medicina baseada em evidências foi recente, ao contrário das outras áreas médicas”

 ou

 Segundo Versiani (1) “A inclusão da psiquiatria na chamada medicina baseada em evidências foi recente, ao contrário das outras áreas médicas”

2.4.2 Citação indireta

E a menção da informação baseada na(s) obra(s) de outro(s) autor(e)s. Neste caso não deve haver cópia do texto original, mas sim uma interpretação e construção de outro texto baseado no texto original.

Exemplos:

 Ao contrário das outras áreas médicas, só nos últimos anos, a psiquiatria passou a fazer parte da medicina baseada em evidências. ¹’ ³

 ou

 A conclusão pessoal, na realidade, trata-se de uma verdadeira reelaboração da mensagem transmitida pelo texto. (1,2)

2.4.3 Citação de citação (apud)

Este tipo de citação só deve ser utilizada quando o documento original realmente não puder ser recuperado (documentos antigos, dados incompletos que dificultem a localização do mesmo, etc). E a indicação da informação citada por outro autor. Neste caso, não temos em mãos o documento original da informação, temos apenas o outro que o citou.

Emprega-se a expressão apud (do latim, significa citado por), deve ser citado o sobrenome do autor da citação original, a data de publicação do documento original e o número da referência que contem a citação.

A citação original/citada (data mais antiga) deve constar em nota de rodapé da página e a referência que a citou (data mais recente) deverá constar na lista de referências, numerada na ordem consecutiva de aparecimento das citações no texto.

Exemplos:

 No texto:

 Segundo Kaufman*, em 1985, a metodologia de ensino PBL...²¹

 Ou

 Segundo Kaufman*, em 1985, a metodologia de ensino PBL...(21)

 Em nota de rodapé:

 *Kaufaman A. Implement problem-based medical education. New York: Springer; 1985 apud (21)

 Na lista de referências:

 21. Marshall JG, Fitzgerald D, Busby L, Heaton G. A study of library use in problembased and traditional medical curricula. Bull Med Libr Assoc. 1993;81 (3): 299-305.

 

3 REGRAS GERAIS PARA A ELABORAÇÃO DAS REFERÊNCIAS

a) a entrada de uma referência sempre deve ser feita pelo autor (pessoa ou entidade coletiva), na ausência do mesmo utiliza-se o título;

b) devem constar no final do trabalho em forma de lista e em ordem numérica conforme citada no texto;

c) as referências devem ser alinhadas à margem esquerda, em espaço simples e separado entre si por espaço duplo;

d) pontuação: dar um espaço após ponto; após ponto e vírgula e após dois pontos;

e) editora e data devem ser separadas por ponto e vírgula (;);

f) nos casos em que a referência ocupar mais de uma linha, reiniciar na primeira posição;

g) o sobrenome é em letras minúsculas exceto as iniciais e não são usados pontos nas iniciais dos nomes; em caso de mais de um autor os nomes são separados por vírgula (,).

 

4 APRESENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS

4.1 Normas gerais para determinar a autoria de uma obra

Referencia-se o(s) autor(e)s pelo seu sobrenome, sendo que apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) e sem o ponto.

Por exemplo:

Lima MJ

Na lista de referência, estas deverão numeradas consecutivamente conforme a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

Toda informação adicionada à referência que for encontrada em alguma fonte que não o documento consultado, ou informação completar à referência como suporte do documento ou tradução de algumas expressão deve ser adicionada entre [colchetes].

Exemplo:

Oliveira Y, Graminsci KK. A critical role for hydrogen peroxide (H2O2) in neointim formation induced by carotid ligation [resumo].Circulation. 2004 Oct 26; 110(17Suppl):III259. Abstrat no.1238.

4.1.1 Artigos em periódicos

4.1.1.1 Artigo padrão em periódico

Autor(e)s do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado. Data de publicação (ano mês dia); volume (número): página inicial-final do artigo.

Guedes DP, Paula IG, Guedes JERP, Stanganelli LCR. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, à idade e à classe socioeconômica. Rev Bra Educ Fís Esporte. 2006; 20(3): 151-63.

De forma opcional, se o periódico contém paginação contínua em todo o volume (como ocorre em muitos periódicos médicos), o mês e o número da edição podem se omitidos.

Guedes DP, Paula IG, Guedes JERP, Stanganelli LCR. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes: estimativas relacionadas ao sexo, à idade e à classe socioeconômica. Rev Bra Educ Fís Esporte. 2006; 20(3): 151-63

4.1.1.2 Mais do que seis autores

Inclua 6 autores, seguidos de ‘et al” se o número exceder 6.

Auto(e)s do artigo, et al. Título do artigo. Título da revista abreviado. Data de

publicação (ano mês dia); volume: página inicial-final do artigo.

Araújo TL, Lopes MVO, Cavalcante TF, Guedes NG, Moreira RP, Chaves ES, et al. Análise de indicadores de risco para hipertensão arterial em crianças e adolescentes. Rev Esc USP. 2008; 42: 120-6.

4.1.1.3 Instituição como Autor

Instituição autora do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado. Data de

Edição Atual

Volume III - Ano III - 2016 de Agosto 2016

Volume III - Ano III - 2016

Agosto 2016

Sumário

Apresentação

Artigos

Texto legal, descrição dos termos gerais que regem o site. FIB 2014. Todos os direitos reservados.