FIB

Publicação anual de Ciências da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru (FIB)
Você não está logado no momento. Efetue login ao lado (Clique aqui para criar uma nova conta)

Ciências da Saúde

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso de Bacharelado em Educação Física - 4 anos
Reconhecimento: Portaria MEC nº 40/2009 e nº 608/2007. Nota: 5 (máxima).

Turno de Funcionamento: Diurno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira das 8h às 11h40 e Noturno das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 60 para o período diurno e 60 para o noturno.

O curso
O curso de bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru tem como missão reconhecer o homem como arquiteto de si mesmo, tendo como principal compromisso favorecer a formação do homem consciente, crítico e sensível à realidade que o envolve.

Tendo em vista a formação integral dos nossos educandos, dentro de uma perspectiva humana e global de ver o mundo, incentivamos a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, objetivando a construção de uma sociedade melhor e mais humana, sempre pautada em princípios democráticos, éticos e de igualdade entre os homens.

A proposta pedagógica da FIB orienta-se de acordo com eixos curriculares que objetivam a criação de espaços coletivos de discussão e ação para que o aluno consiga visualizar a relação entre a prática e a teoria, a forma e o conteúdo, o saber e o fazer, respeitando o contexto histórico e social.

Assim, os eixos curriculares auxiliam na criação de um campo de ação coletivo, mas que mantenha as características específicas de cada disciplina, seu conteúdo e sua metodologia, bem como as particularidades de cada professor. Atua também no sentido de balizar e selecionar conteúdos essenciais não só para formação profissional de nossos alunos, mas sim para sua vida na sociedade atual de forma crítica e reflexiva.



CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 3 ANOS

Autorização: Port. 1687, de 24/11/2009. Publicada no DOU de 25/11/2009.

Turno de Funcionamento: Noturno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 60.

O curso
Em 2010, já observando o sucesso do Curso de Bacharelado em Educação Física, as Faculdades Integradas de Bauru – FIB passou a oferecer o curso de Licenciatura em Educação Física seguindo a mesma filosofia de trabalho.

O curso prepara o aluno para atuar num mercado de trabalho que se apresenta cada vez mais atrativo, a Educação Física Escolar. A área de competência do licenciado é a educação formal (educação infantil, ensino fundamental e médio).

A Educação Física Escolar ensina atividades físicas e esportivas através da prática regular, despertando nas crianças e nos jovens um estilo de vida saudável, promovendo bons hábitos, estimulando as capacidades cognitivas, habilidades motoras e a socialização. A estrutura do curso é excelente, contando com quadras poliesportivas, sala de dança, laboratórios, e outros espaços necessários para o desenvolvimento de aulas de comprovada qualidade.

No curso, os alunos participam de diferentes atividades recreativas com a comunidade escolar da cidade de Bauru e região. O contato com o público alvo propicia a aplicação dos conhecimentos teóricos, contribuindo para a formação profissional.


CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA

Autorização: Portaria do MEC nº 1687, de 24/11/2009 - Publicada no D.O.U. de 25/11/2009. Nota: 4.

Turno de Funcionamento: Noturno, com aulas presenciais de segunda à sexta-feira das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 50.

O curso
O curso de Biomedicina da FIB gera profissionais com formação generalista e competências para atuar em todas as áreas da saúde, com base humanista, crítica e reflexiva. Os profissionais da biomedicina serão capacitados a realizar, interpretar e a se responsabilizar por exames de diagnóstico laboratorial; desenvolver atividades ligadas ao ensino e à pesquisa científica na área básica e clínica; desenvolver e orientar pesquisa biomédica em centros de referência e também associados à biologia molecular diagnóstica; desenvolver a função de gestor e a de consultor de laboratórios.


CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM - 5 ANOS

Autorização: Port. nº 1687, de 24 de novembro de 2009 – DOU de 25 de novembro de 2009.

Turno de Funcionamento: Diurno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira das 7h às 10h40 e Noturno das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 60 para o período diurno e 60 para o noturno.

O curso
Tem por finalidade a formação do profissional enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo, além de qualificá-lo para o exercício da assistência de enfermagem com base cientifica e intelectual pautado nos princípios éticos. Inserir no mercado de trabalho um profissional qualificado e preparado tanto para a assistência direta individual ao cliente bem como para a gerencia de setores técnicos administrativos e educacionais realizando trabalhos educativos na instituição e comunidade.


CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA - 5 ANOS

Portaria de Autorização: Port. nº 137, de 27 de julho de 2012 - DOU de 30 de julho de 2012.

Turno de Funcionamento: Noturno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 100 para o período diurno e 100 para o noturno.

O curso
É o estudo da composição e dos processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. O farmacêutico pesquisa e prepara medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, examina e testa substâncias e princípios ativos que entram em sua composição e observa as reações provocadas no organismo. Registra novas drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública.


CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA - 5 anos

Reconhecimento: Portaria nº 115, de 12 de janeiro de 2011 – DOU de 14 de janeiro de 2011. Nota: 4.

Turno de Funcionamento: Noturno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 50 para o período diurno e 50 para o noturno.

O curso
A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, relacionados a biomecânica e funcionalidade humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. O curso de Fisioterapia das faculdades Integradas de Bauru, proporciona ao aluno uma visão ampla da profissão, para que a escolha por uma área de atuação profissional seja regida por critérios de afinidade pessoal e mercado de trabalho. Neste sentido, opta-se por formar um aluno generalista que durante os cinco anos do curso, irá se preparar para atuar nas seguintes áreas: disfunções músculo-esqueléticas (ortopedia, traumatologia, reumatologia, esportes, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, ergonomia ,etc.) neuromusculares e cárdio-respiratória (neurologia, cardiologia, pneumologia e angiologia) e atuar na área preventiva e educativa.

 

CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO - 4 ANOS

Portaria de Autorização: Port. nº 121, de 05 de julho de 2012 - DOU de 06 de julho de 2012.

Turno de Funcionamento: Diurno com aulas presenciais de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h40 e Noturno das 19h às 22h40.

Número de Vagas: 60 para o período diurno e 60 para o noturno.

O curso
É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.

 

Edição Atual

Volume III - Ano III - 2016 de Agosto 2016

Volume III - Ano III - 2016

Agosto 2016

Sumário

Apresentação

Artigos

Texto legal, descrição dos termos gerais que regem o site. FIB 2014. Todos os direitos reservados.